Português
  • COMUR MUSEU MUNICIPAL
  • ServicosOnline
  • Estação Náutica da Murtosa
  • mobilidade1
  • NaturRia
  • SIG-Murtosa
  • Planos

ok
Ponte da Varela

Durante inúmeros anos, o povo protestou querendo uma ponte que fizesse travessia entre as duas margens da Ria.
Em 1898 pensou-se fazer uma sociedade para a construção da ponte. Não havendo seguimento à proposta, só em 1900, a pedido de forças políticas do concelho de Estarreja, o Conselheiro Hintze Ribeiro mandou proceder ao seu estudo. Por decreto de Janeiro de 1906, o Governo mandou abrir concurso para a sua construção.
No entanto, esse concurso não chegou a ser realizado pois houve a queda do Governo. Em 1935, a Câmara Municipal da Murtosa mandou proceder ao estudo da ponte e fazer um ante-projecto que foi apresentado ao Ministro das Obras Públicas. Esta apresentação foi apoiada por uma comissão de todo o Concelho, assim como pelos presidentes e vereadores das Câmaras Municipais de Estarreja, Oliveira de Azeméis e Albergaria-a-Velha, que se deslocaram a Lisboa para esse fim. O Ministro pediu o parecer à Junta Autónoma da Ria e Barra de Aveiro.

Houve diversas divergências quanto ao local da construção da ponte. Uns preferiam na Bestida, outros no lugar da Varela. Ficou decidido, após diversos estudos, que na Varela seria o local mais apropriado, dado que o canal neste ponto tem cerca de 300 metros, muito mais estreito do que na Bestida.

A Ponte de cimento e betão armado, com vãos largos para a passagem das embarcações, foi finalmente inaugurada no dia 22 de Junho de 1964, possibilitando a ligação das duas margens.

Coordenadas GPS: 40º47'22,8543"N - 8º40'22,8280"W



Aveiro Digital Portugal Digital Programa Operacional Sociedade do Conhecimento Europa - O portal da União Europeia Créditos
Comentários e sugestões: informatica@cm-Murtosa.pt ou gabinete.comunicacao@cm-murtosa.pt
Copyright © 2018 Câmara Municipal de Murtosa