Português
  • COMUR MUSEU MUNICIPAL
  • ServicosOnline
  • Rede de Bibliotecas da Murtosa
  • mobilidade1
  • NaturRia
  • SIG-Murtosa
  • Planos

ok
Semana do Emigrante, de 1 a 5 de Agosto



De 1 a 5 de agosto, na Murtosa, realizar-se-á a “Semana do Emigrante”, um evento, organizado pela Câmara Municipal da Murtosa, que homenageia os emigrantes Murtoseiros, cidadãos do Mundo, numa época do ano em que muitos regressam à Terra-Mãe para desfrutarem de um período de férias, junto de familiares e amigos.
 
Este ano o programa estende-se por 5 dias, com um conjunto diversificado de iniciativas, que decorrerão em vários espaços públicos do Concelho, valorizando as vertentes histórica, etnográfica, religiosa, artística e gastronómica da Terra Marinhoa.
 
Assim, na quarta-feira, dia 1, no salão nobre dos Paços do Município, pelas 21.30h, terá lugar a projeção de um documentário, produzido pela Câmara Municipal, intitulado “As peixeiras da Murtosa – pelos trilhos do Baixo Vouga”, que dá a conhecer, na primeira pessoa, pela voz de 3 protagonistas, as histórias das peixeiras Murtoseiras que, até ao início da década de 70 do século XX, vendiam peixe, de canastra à cabeça, em Angeja, Fermelã e Cacia, entre outras localidades do Baixo Vouga. Seguir-se-á uma apresentação de trajes tradicionais.
 
No dia 2, quinta-feira, pelas 21.30h, o Arquivo Municipal acolherá a apresentação do livro “Moliceiros – A memória da Ria”, da autoria da Dra. Ana Maria Lopes, uma obra de excelência acerca do ex-libris da Ria de Aveiro. Depois da apresentação, será inaugurada, no Arquivo Municipal, uma exposição retrospetiva de pintura de Frank Cravo, que pretende ser uma homenagem ao artista Murtoseiro, recentemente falecido, que teve a Murtosa e, em particular, a Ria de Aveiro, como figuras centrais da sua vasta obra.
 
Na sexta-feira, dia 3, pelas 21.30h, atuará, no Parque Municipal da Saldida, o grupo folclórico luso-venezuelano “Dos Patrias”, que se encontra em digressão pelo território nacional e que apresentará danças e cantares de Portugal e da Venezuela.
 
O programa de fim de semana inicia-se, no sábado, às 18.30h, com a missa de ação de graças na Igreja Matriz da Murtosa, seguindo-se uma noite de animação, no renovado Cais do Bico, com tasquinhas de comes e bebes, dinamizadas pelas associações locais e com a atuação do conceituado grupo musical Trio Odemira.
 
No domingo, dia 5, pelas 10h, no Cais do Bico, está marcada a abertura do mercado tradicional e das tasquinhas de comes-e-bebes. Um dos momentos altos do programa será a Regata de Moliceiros, que se iniciará por volta das 15h, seguindo-se a atuação do grupo popular “Arco do Bojo”.
 
Incluído no programa de celebrações está, igualmente, o já tradicional passeio cicloturístico dos emigrantes Murtoseiros, que percorrerá as ruas do Concelho no dia 11 de agosto.
 
Por se tratar de uma iniciativa de grande abrangência, a Câmara Municipal da Murtosa convida toda a população a participar nos eventos da Semana do Emigrante 2012, homenageando, com a sua presença, os nossos emigrantes.


Aveiro Digital Portugal Digital Programa Operacional Sociedade do Conhecimento Europa - O portal da União Europeia Créditos
Comentários e sugestões: informatica@cm-Murtosa.pt ou gabinete.comunicacao@cm-murtosa.pt
Copyright © 2017 Câmara Municipal de Murtosa