Português
  • COMUR MUSEU MUNICIPAL
  • ServicosOnline
  • Estação Náutica da Murtosa
  • mobilidade1
  • NaturRia
  • SIG-Murtosa
  • Planos

ok
Fórum Murtosa Ciclável discutiu estratégia de promoção da Bicicleta



MAIS FOTOS NA PÁGINA DO MUNICÍPIO NO FACEBOOK

O salão nobre dos Paços do Município da Murtosa recebeu, esta sexta-feira, dia 31 de março, a X edição do Fórum Murtosa Ciclável, um espaço de informação e reflexão, aberto a toda a população, organizado pela Câmara Municipal.

O Vice-Presidente da Câmara, Januário Cunha, iniciou a sessão, dando conta da evolução do projeto “Murtosa Ciclável”, nos mais variados domínios, da implementação física à afirmação da estratégia, passando pelas ações imateriais de envolvimento da população.

Referenciou os 10 anos passados sobre o início do projeto e a evolução que a estratégia foi tendo neste período, dando como exemplo o crescimento da rede ciclável, urbana e de fruição, no Concelho da Murtosa que, em 2007, tinha pouco mais de 3km de extensão e que, na atualidade comportava mais de 45km.

De seguida, usou da palavra o adjunto do Presidente, Agostinho Oliveira, que falou acerca do European Cycling Challenge, em particular da participação dos Municípios da Região de Aveiro, que se repetirá em 2017. Realçou o papel da Murtosa no resultado global de 2016, dando conta que, dos cerca de 14000 km pedalados na região, cerca de 42% foram na Murtosa.

O Presidente da Câmara Municipal, Joaquim Baptista, falou acerca dos investimentos futuros no domínio da mobilidade suave e da acessibilidade, realçando os projetos do “remate sul do aglomerado urbano da Torreira” e da “reabilitação da zona da Acabada”, no centro da vila.

Deu a conhecer, igualmente, a “Grande Rota da Ria”, um projeto promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, que unirá os percursos cicláveis dos 11 municípios que a integram e que potenciará o turismo ciclável, o birdwatching e a divulgação destes territórios.

O Presidente frisou a importância da escala regional dos projetos como fator crucial de afirmação e sucesso dos mesmos, afirmando que a “Grande Rota da Ria” se assumia como a materialização do desiderato de promoção de um conjunto de territórios, cada um com as suas especificidades e atratividades, que têm a Ria de Aveiro como elemento identitário agregador.

Seguiram-se algumas intervenções do público presente, com destaque para a temática do geocaching, trazida por Filipe Loureiro.

Desde o início do projecto Murtosa Ciclável, em 2007, que os fóruns se têm constituído como momentos extremamente importantes no processo de conceção, implementação e melhoria da estratégia de mobilidade sustentável do Município.



Aveiro Digital Portugal Digital Programa Operacional Sociedade do Conhecimento Europa - O portal da União Europeia Créditos
Comentários e sugestões: informatica@cm-Murtosa.pt ou gabinete.comunicacao@cm-murtosa.pt
Copyright © 2019 Câmara Municipal de Murtosa