Português
  • FESTCORDEL
  • 24 de fevereiro de 2018
    21H00
    Junta de Freguesia do Bunheiro
  • COMUR MUSEU MUNICIPAL
  • ServicosOnline
  • Rede de Bibliotecas da Murtosa
  • mobilidade1
  • NaturRia
  • SIG-Murtosa
  • Planos

ok
Inaugurada a exposição de Fernando Ferreira na COMUR-Museu Municipal

 



Mais fotos em: https://www.facebook.com/municipiodamurtosa/posts/1567593023319034

 

Este domingo, dia 14 de janeiro, teve lugar na COMUR-Museu Municipal da Murtosa, a inauguração da exposição de trabalhos em madeira torneada de Fernando Nunes Ferreira.


Para além do artesão Murtoseiro, o evento contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Joaquim Baptista, do Vice-Presidente e responsável pela área Cultural, Januário Cunha, do Vereador Daniel Bastos, da Vereadora Fátima Arêde, da Presidente da Junta do Bunheiro, Isabel Lopes, do Presidente da Junta do Monte, João Cunha e de cerca de uma centena amigos, familiares e admiradores de Fernando Ferreira.


O Presidente da Câmara Municipal, Joaquim Baptista teceu rasgados elogios à capacidadede Fernando Ferreira, capaz de transformar pedaços de madeira em autênticas obras de arte, aliando técnica e sensibilidade artística. Agradeceu ao artesão sua disponibilidade e generosidade, ao aceitar mostrar os seus trabalhos, pela primeira vez, em público.


De seguida, usou da palavra Fernando Ferreira que, com alguma emoção à mistura, falou da sua profunda ligação à Murtosa – e, de um modo particular, à freguesia do Monte, onde nasceu – expressando a sua gratidão pela presença de tantos amigos na sua exposição. Agradeceu ao Município da Murtosa o amável convite, frisando a importância do trabalho que a edilidade tem vindo a desenvolver no sentido de valorizar e dar a conhecer o trabalho dos artesãos locais.


Desafiando a assistência a fazer perguntas acerca das peças expostas, falou sobre a motivação subjacente à sua materialização, bem como das técnicas que utiliza na produção das obras, que partem, invariavelmente, de pedaços de madeira, oferecidos, muitas vezes, por amigos.


Nascido na Murtosa, Fernando Ferreira tem dedicado a sua vida à engenharia e ao ensino universitário, tendo sido professor catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto até à sua recente aposentação. Para além do ensino e investigação, foi Diretor do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores durante a década de 90, sub-Diretor da Faculdade de Engenharia na primeira década de 2000, e Provedor do Estudante da Universidade do Porto, de 2010 a 2016.


O gosto pela execução de peças em madeira torneada ganhou um especial estímulo com a reabilitação da sua casa no Monte, em particular dos antigos armazéns de azeite, onde instalou o seu ateliê.


A exposição pode ser apreciada, gratuitamente, até ao próximo dia 14 de fevereiro, no horário de funcionamento da COMUR-Museu Municipal da Murtosa.


TRABALHOS EM MADEIRA TORNEADA

O caminho que leva à forma final é fundamentalmente definido pelo pedaço de madeira, através da sua estrutura inicial, das características próprias da madeira e até dos seus defeitos naturais, incluindo as rachadelas tão frequentes na madeira utilizada e que, em vez de disfarçados, são até aproveitados e realçados.


A matéria prima, oliveira, carvalho, castanheiro, nogueira, mas também, a pereira, a cameleira, a romãzeira, e até mesmo as raízes de algumas destas árvores, é procurada em fornecedores de lenha para lareira e também oferecida por amigos.


E quem não gostará de receber, em troca, uma peça feita com madeira de uma velha árvore que sempre conheceu no quintal, mas que um dia atingiu o seu fim como árvore?”

Fernando Ferreira


15-01-2018

Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal da Murtosa



Aveiro Digital Portugal Digital Programa Operacional Sociedade do Conhecimento Europa - O portal da União Europeia Créditos
Comentários e sugestões: informatica@cm-Murtosa.pt ou gabinete.comunicacao@cm-murtosa.pt
Copyright © 2018 Câmara Municipal de Murtosa