Português
  • COMUR MUSEU MUNICIPAL
  • ServicosOnline
  • Rede de Bibliotecas da Murtosa
  • mobilidade1
  • NaturRia
  • SIG-Murtosa
  • Planos

ok
EM MAIO, EM CADA CASA, UMA MAIA



 

Em maio, em cada casa, uma maia. É este o desafio lançado, pelo segundo ano consecutivo, pelo Município e pelas Instituições Particulares de Solidariedade Social da Murtosa a toda a comunidade, recuperando e divulgando uma das mais vincadas e peculiares tradições da terra marinhoa, através da iniciativa "Maias na Murtosa".

Todas as pessoas que sabem fazer “Maias” são convidadas a manufaturar o seu exemplar e a colocá-lo, no dia 1 de maio, no exterior de sua casa. Quem quiser aprender a fazer “Maias” poder-se-á inscrever, gratuitamente, nos workshops que terão lugar na “Casa das Gerações, nos dias 18, 21 e 28 de abril.

Aproveitando o “saber-fazer” de muitos dos seus utentes, as IPSS dinamizarão ações de manufaturas de maias, com as crianças das escolas, que assim aprenderão a arte da criação destas coroas de flores, numa verdadeira troca de saberes entre gerações, à volta de um elemento tradicional e identitário.



A TRADIÇÃO DAS MAIAS

As Maias são coroas de flores de papel, que se penduravam nas portas, no dia 1 de maio, aí permanecendo durante todo o mês.

Eram manufaturadas, geralmente, pelas moças solteiras, pelo que uma Maia colocada à entrada de uma casa significava, por norma, que aí habitava uma moça casadoira.

Nem todas as Maias duravam um mês inteiro nas portas, pois era habitual os rapazes roubarem, à noite, as “Maias” às raparigas de sua eleição, guardando-as de recordação.



PARTILHE A SUA MAIA!

Faça a sua Maia, exiba-a na sua porta a partir do dia 1 de maio, tire uma foto e partilhe com a hashtag #maiasnamurtosa ou remeta-nos o registo para biblioteca@cm-murtosa.pt.

Em maio, vamos encher a Murtosa de Maias!



Aveiro Digital Portugal Digital Programa Operacional Sociedade do Conhecimento Europa - O portal da União Europeia Créditos
Comentários e sugestões: informatica@cm-Murtosa.pt ou gabinete.comunicacao@cm-murtosa.pt
Copyright © 2018 Câmara Municipal de Murtosa