Português
  • COMUR MUSEU MUNICIPAL
  • ServicosOnline
  • Estação Náutica da Murtosa
  • mobilidade1
  • NaturRia
  • SIG-Murtosa
  • Planos

ok
Evocação do centenário do armistício da Primeira Grande Guerra



O centenário do armistício, que colocou um ponto final na primeira guerra mundial será evocado, na Murtosa, no domingo, dia 25 de novembro, como forma de homenagear os soldados portugueses – e os Murtoseiros, em particular – que participaram no conflito de escala global que começou em 28 de julho de 1914 e durou até 11 de novembro de 1918.

Assim, pelas 10H30, na Praça dos Combatentes, junto à Igreja Matriz da Murtosa, terá lugar uma recriação histórica que evocará a memória da participação portuguesa na guerra, com a teatralização de vários quadros, nomeadamente, a convocatória dos mancebos, o recrutamento dos moços para o Corpo Expedicionário Português, as despedidas aos moços que partem para a Flandres, a Guerra nas trincheiras, o regresso dos soldados, entre outros.

Esta encenação histórica será coordenada por uma companhia profissional de teatro e contará com a participação de elementos de coletividades locais.

À tarde, pelas 16H00, no auditório da COMUR-Museu Municipal da Murtosa, será feita a projeção do filme “Soldado Milhões”, realizado por Gonçalo Galvão Teles e Jorge Paixão da Costa, que conta a história de Aníbal Augusto Milhais, o herói português da mortífera batalha de La Lys.

O Município da Murtosa convida toda a população a se associar aos eventos, com entrada livre, homenageando, desta forma, os heróis do Corpo Expedicionário Português.



Aveiro Digital Portugal Digital Programa Operacional Sociedade do Conhecimento Europa - O portal da União Europeia Créditos
Comentários e sugestões: informatica@cm-Murtosa.pt ou gabinete.comunicacao@cm-murtosa.pt
Copyright © 2018 Câmara Municipal de Murtosa