Português
  • Natal na Alameda
  • 8 de dezembro a 6 de janeiro
    Pardelhas - Murtosa
    Entrada livre
  • COMUR MUSEU MUNICIPAL
  • ServicosOnline
  • Estação Náutica da Murtosa
  • mobilidade1
  • NaturRia
  • SIG-Murtosa
  • Planos

ok
MURTOSA HOMENAGEOU OS HERÓIS DO CORPO EXPEDICIONÁRIO PORTUGUÊS NA PRIMEIRA GRANDE GUERRA



MAIS FOTOS NA PÁGINA DO MUNICÍPIO NO FACEBOOK

A Murtosa comemorou, no domingo, dia 25 de novembro, o centenário do armistício, que colocou um ponto final na primeira Guerra Mundial e homenageou os soldados portugueses – e os Murtoseiros, em particular – que participaram no conflito de escala global que começou em 28 de julho de 1914 e durou até 11 de novembro de 1918.
Assim, pelas 15H00, na Praça do Município, em frente à Câmara Municipal, teve lugar uma recriação histórica evocativa da memória da participação portuguesa na guerra, com a teatralização de vários quadros, nomeadamente: a convocatória dos mancebos; o recrutamento dos moços para o Corpo Expedicionário Português; as despedidas aos moços que partem primeiro para a preparação militar e depois para a Flandres; a Guerra nas trincheiras; a receção das cartas dos soldados; o regresso dos soldados; o regresso de um soldado perecido em combate e as respetivas honras fúnebres; concluindo-se com a referencia e homenagem a todos os murtoseiros mortos na primeira Grande Guerra.
A encenação foi prejudicada pelo mau tempo que se fez sentir a essa hora, o que levou a que as diversas cenas, que estavam preparadas para serem feitas em três locais distintos, tivessem que ser apresentadas num só (debaixo da tenda que se encontra em frente à Câmara Municipal), juntamente com todo o público presente, facto que não só prejudicou as movimentações dos artistas, mas também a sonoplastia e a recolha de imagem (fotografia e vídeo), para memória futura.
Esta encenação histórica foi idealizada e coordenada pela Companhia de Teatro "Viv'Arte" – Laboratório de Recriação Histórica e contou com a participação de elementos das seguintes coletividades locais: Rancho Folclórico "As Andorinhas de S. Silvestre; Rancho Folclórico "Os Camponeses da Beira Ria; Grupo Musical Bunheirense; Escola de Infantes e Cadetes dos Bombeiros Voluntários da Murtosa e Grupo de Teatro do Coro de Santa Maria da Murtosa.
Colaborou também com o Município, o sr Manuel Ferreira, de Carregosa – Oliveira de Azeméis, a quem o Município deve a cedência da trincheira que permanecerá junto à Câmara Municipal, por mais uma semana, para que todos a possam visitar. Esta faz parte de um projeto mais amplo da sua autoria intitulado Laboratório Histórico-Militar da Grande Guerra, que pesquisa, recria as várias dimensões da I Guerra Mundial.

De seguida, pelas 16H30, no auditório da COMUR-Museu Municipal da Murtosa, foi feita a projeção do filme “Soldado Milhões”, realizado por Gonçalo Galvão Teles e Jorge Paixão da Costa, que conta a história de Aníbal Augusto Milhais, o herói português da mortífera batalha de La Lys.
O Município da Murtosa agradece a todos aqueles que deram corpo a esta recriação e que fizeram, pelo seu desempenho, com que ela tivesse alcançado um estrondoso êxito, da qual os nossos heróis do Corpo Expedicionário Português são bem merecedores.



Aveiro Digital Portugal Digital Programa Operacional Sociedade do Conhecimento Europa - O portal da União Europeia Créditos
Comentários e sugestões: informatica@cm-Murtosa.pt ou gabinete.comunicacao@cm-murtosa.pt
Copyright © 2018 Câmara Municipal de Murtosa