XXII Festival Gastronómico da Lampreia e do Sável da Ria
A sede da Associação dos Amigos da Ria e do Barco Moliceiro, na Ribeira de Pardelhas, recebe, no fim de semana de 13 e 14 de abril, a XXII edição do XXI Festival da Gastronómico da Lampreia e do Sável da Ria, organizado, em parceria, pela Confraria Gastronómica “O Moliceiro” e pelo Município da Murtosa.
No belo cenário da Ribeira de Pardelhas, que testemunha relação ancestral dos Murtoseiros com a laguna, o convite é irresistível: saborear as iguarias preparadas, com mestria, pela confraria “O Moliceiro”, guardiã e divulgadora do património gastronómico Murtoseiro, e grande responsável, em larga medida, pela afirmação crescente da Murtosa como um dos destinos de referência da lampreia em Portugal.
A inscrição no festival, que decorrerá no fim de semana de 13 e 14 de abril pode pode ser feita até ao dia 10 de abril, na Confraria Gastronómica “O Moliceiro”, através dos telemóveis 917 530 407 e 917 241869 e do e-mail moliceiro@hotmail.com, ou na Câmara Municipal da Murtosa, pelo e-mail gap@cm-murtosa.pt.
DEGUSTAR A LAMPREIA E FRUIR O TERRITÓRIO LAGUNAR
Estamos em pleno coração da Ria de Aveiro, uma área de grande beleza paisagística e de enorme riqueza ambiental. O festival constitui, por isso, um excelente mote para conhecer o património natural e cultural Murtoseiro. A entrada no certame inclui atividades paralelas, de promoção territorial, que complementam a degustação da lampreia e do sável: passeios de barco moliceiro na Ria e visitas guiadas de bicicleta pelos trilhos da natureza.
A RIBEIRA DE PARDELHAS
Na extremidade do esteiro, com cerca de 1200 metros, que se desenvolve, terra adentro, desde o canal da Murtosa da Ria de Aveiro, encontramos o Cais da Ribeira de Pardelhas, assim chamado por ser o ponto de contacto com a laguna mais próximo da zona urbana central da vila.
A Ribeira de Pardelhas foi um dos mais importantes cais mercantis da Murtosa e remete-nos para um tempo em que a Ria de Aveiro era a verdadeira autoestrada da região, por onde tudo chegava e partia, e o território da Murtosa se assumia como uma importante plataforma comercial.
Todo o edificado que se encontra do lado sul do cais, incluindo o local onde se realizará o festival, é constituído por antigos armazéns de mercadorias, essencialmente de produtos alimentares. Os grandes grossistas Murtoseiros possuíam aqui infraestruturas próprias, a partir das quais faziam a revenda e abasteciam os estabelecimentos comerciais do concelho.
Na atualidade, o Cais da Ribeira de Pardelhas continua a ser muito movimentado, graças à atividade da pesca e ao facto de aqui estarem localizados a Associação dos Amigos da Ria e do Barco Moliceiro e o Centro de Educação Ambiental da Ribeira de Pardelhas, espaço de acolhimento das visitas guiadas, de bicicleta, pelos percursos visitáveis da Natureza – NaturRia.