-
Viver na Murtosa
-
Ação Social
- Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social
Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social
ALTERAÇÕES NO MODELO DE FUNCIONAMENTO DO SERVIÇO DE ATENDIMENTO E ACOMPANHAMENTO SOCIAL DA MURTOSA
O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) é uma resposta de ação social de proximidade, orientada a pessoas e famílias que se encontrem em situação de vulnerabilidade, exclusão ou emergência social e precisem de apoio e orientação, tendo como principais objetivos: informar, aconselhar e encaminhar para respostas, serviços ou prestações sociais adequadas a cada situação; apoiar em situações de vulnerabilidade social; prevenir situações de pobreza e exclusão social; contribuir para a aquisição e reforço das competências das pessoas e famílias, da autonomia e da rede de suporte familiar e social; e garantir uma intervenção especializada em função dos problemas e apoiar os projetos de vida dos cidadãos e famílias.
O serviço, gratuito e personalizado, funcionará no Largo Dr. José Tavares, em Pardelhas, junto à loja da AdRA, nas antigas instalações da Biblioteca Municipal, possuindo, de igual modo, atendimento descentralizado nas Juntas de Freguesia do Bunheiro, Monte e Torreira.
Seis meses volvidos sobre a efetivação da transferência de competências, no domínio da Ação Social, da Tutela para o Município da Murtosa, foi efetuada uma avaliação da execução e do modelo de funcionamento do SAAS – Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social, da qual resultou a decisão, concertada entre a Câmara Municipal e a entidade parceira "A Mutualidade de Santa Maria – Associação Mutualista", de proceder ao ajustamento do modo de atendimento, por forma a incrementar a qualidade do serviço prestado.
Neste sentido, a partir do dia 15 de novembro de 2023, o atendimento ao público passará a ser distribuído em dias de atendimento com marcação e sem marcação, conforme plano abaixo apresentado, priorizando-se, em termos organizativos, o agendamento prévio.
Assim, nos dias reservados ao atendimento com marcação, este poderá ser realizado nas instalações do SAAS, nos locais de itinerância (juntas da Torreira, Monte ou Bunheiro) ou no domicílio do requerente. Esta distribuição temporal teve em conta a análise do histórico de dias de maior afluência aos serviços, facilitando as deslocações dos beneficiários.
Por forma a salvaguardar as necessidades urgentes de atuação, disponibiliza-se a informação da área de intervenção geográfica das técnicas do SAAS, bem como os seus contactos diretos. Desta forma, os encaminhamentos por parte das entidades ou os contactos diretos por parte dos beneficiários poderão ser feitos sem quaisquer constrangimentos e as eventuais necessidades poderão ser colmatadas com a celeridade adequada, em função da avaliação da sua premência.