-
Viver na Murtosa
-
Notícias
- FESTIVAL GASTRONOMIA DE BORDO EXALTOU A TRADIÇÃO GASTRONÓMICA MURTOSEIRA
FESTIVAL GASTRONOMIA DE BORDO EXALTOU A TRADIÇÃO GASTRONÓMICA MURTOSEIRA




































A Murtosa mostrou os seus saberes e sabores no Festival Gastronomia de Bordo, que decorreu de 6 a 9 de setembro, em oito restaurantes aderentes do concelho: A Varina, Avenida-Praia, Bastos, Braseiro do Mar, Casa Silva, O Veleiro e Xávega-Mar, na freguesia da Torreira, e O Bico, na freguesia da Murtosa.
Registe-se o grande empenho demonstrado pelos restaurantes participantes, que corresponderam positivamente ao desafio do Município, preparando menus específicos para a festival, tendo como referencial os pratos de peixe e, de um modo especial, as caldeiradas tão típicas da nossa região.
O Festival teve a sua abertura oficial no dia 06 de dezembro na COMUR – Museu Municipal e prolongou-se durante todo o fim de semana. Para além da degustação das iguarias marinhoas nos restaurantes, o programa do certame contemplou duas visitas guiadas, realizadas, respetivamente, nos dias 7 e 8:
- “Enguia da Ria: Embaixadora da Murtosa”, que proporcionou uma viagem entre a realidade atual da indústria de conservação da enguia, com visita à Fábrica de Conservas da Murtosa, e uma passagem pelo passado desta indústria com a visita à COMUR – Museu Municipal;
- “Da água à mesa: embarcações e conservas na história da enguia da Murtosa”, que tendo tido o seu início na COMUR-Museu Municipal, contemplou um périplo por alguns dos principais cais e ribeiras da Murtosa, terminando no Estaleiro da Pria do Monte Branco.
O Festival Gastronomia de Bordo, assim como todas as iniciativas a ele associadas, insere-se no projeto de programação cultural em rede "Territórios com História: o Mar, as Pescas e as Comunidades", que une os Municípios da Murtosa, Ílhavo e Peniche na dinamização de dezenas de atividades de valorização e divulgação do património cultural marítimo associado a cada um destes territórios, como forma de favorecer o incremento do turismo cultural e o aumento da competitividade local e regional.
O projeto Territórios com História: O Mar, as Pescas e as Comunidades - é financiado pelo CENTRO2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Notícias relacionadas
-
16 Out
FESTIVAL GASTRONÓMICO DA ENGUIA JUNTOU MAIS DE 700 ...
No passado fim de semana, o Cais do Bico, na Murtosa, recebeu mais uma edição do Festival Gastronómico da Enguia da Ria, ... -
16 Abr
RIBEIRA DE PARDELHAS RECEBEU FESTIVAL DA LAMPREIA E DO ...
O Cais da Ribeira de Pardelhas, na Murtosa, recebeu, no passado fim de semana de 14 e 15 de abril, a XXI edição do Festival da ...