INAUGURADA A EXPOSIÇÃO RETROSPETIVA DA OBRA DO ARTISTA PLÁSTICO MURTOSEIRO FERNANDO DA SILVA
Integrada na programação da Semana do Emigrante 2018, teve lugar, na passada quinta-feira, dia 2 de agosto, na COMUR-Museu Municipal da Murtosa, a inauguração da exposição retrospetiva da obra do artista plástico Murtoseiro, radicado nos EUA, Fernando da Silva, que ficará patente ao público até ao dia 26 de agosto.
Para além do artista, marcaram presença na sessão o Vice-Presidente da Câmara da Murtosa, Januário Cunha, o Vereador da Câmara de Newark, Augusto Amador, os Vereadores da Câmara da Murtosa, Fátima Arêde e Daniel Bastos, amigos e familiares de Fernando Silva e muitos convidados.
A mostra, em conjunto com outra, que terá lugar de 17 a 26 de agosto na Galeria Municipal da Torreira, tem a pretensão de celebrar a prolífica carreira de Fernando da Silva na sua terra natal, constituindo, por isso, uma justa homenagem do Município da Murtosa a este notável criador.
FERNANDO SILVA
Fernando Silva nasceu na Freguesia da Torreira, Concelho da Murtosa, em Novembro de 1951. Foi piloto da Força Aérea de 1972 a 1978. Fez o curso de Desenho Urbanístico em 1978, tendo frequentado o 4º ano de Artes Plásticas da Associação de Arte e Cultura de Aveiro “Calouste Gulbenkian”.
Começou a expor em 1969 e, desde aí, tem participado em diversas exposições individuais e coletivas. Está representado em coleções particulares e oficiais no País e no Estrangeiro (U.S.A., França, Suíça, Alemanha e Ucrânia). Fez cerâmica com o Mestre António Pascoal e Escultura com o Mestre José Maria, no ESBAP.
Desde 1983 tem vivido a arte e pintado a vida nos Estados Unidos da América, participando em inúmeras exposições, envolvido em diferentes movimentos culturais e semeando arte em residências e projetos comerciais e públicos. Aguarela, óleo, desenho, frescos, cerâmica, azulejaria, ilustração gráfica, são o seu meio e o seu prazer.
Possui uma série de esculturas e monumentos erigidos em vários países. Tem feito ilustrações para vários tipos de livros e pintado cenários para diferentes eventos culturais. Publicou, em 2010, em parceria com o também Murtoseiro Augusto Amador, o livro (re)Cantos da Viagem.
Foi membro da Advisory Committee of the New Jersey Performing Arts Center em Newark.
Notícias relacionadas
-
09 Mar
MURTOSA CELEBROU O DIA INTERNACIONAL DA MULHER
O Dia Internacional da Mulher foi celebrado, na Murtosa, no dia 7 de março, com duas iniciativas, promovidas, respetivamente, ... -
01 Mar
INAUGURADA A EXPOSIÇÃO DO ARTISTA PLÁSTICO ADRIANO COUTINHO
A COMUR - Museu Municipal da Murtosa recebeu, este domingo, dia 1 de março, a inauguração da exposição de arte contemporânea ... -
29 Fev
CARMO MIRANDA DINAMIZOU SHOWCOOKING NA COMUR-MUSEU MUNICIPAL
A COMUR-Museu Municipal da Murtosa recebeu este sábado, dia 29 de fevereiro, um showcooking “Sense Cooking and Tasting”, ...