COMUR - Museu Municipal da Murtosa
A COMUR – MUSEU MUNICIPAL é espaço museológico, que perpetua e valoriza a memória das conservas de enguias da Murtosa, uma das imagens de marca do nosso Concelho, única na Península Ibérica, ao mesmo tempo que dá a conhecer a relação intrínseca entre a conserveira, o território e a comunidade.
O museu ocupa as antigas instalações da “Fábrica de Conservas da Murtosa”, situadas em pleno centro da vila, que ficaram devolutas em 1997, quando a empresa se transferiu para a zona industrial da Murtosa, onde ainda continua a laborar.
Em 2010, a Câmara Municipal decidiu adquirir à “Fábrica de Conservas da Murtosa” o imóvel, que se encontrava num estado de elevada degradação, com o intuito de aí vir a instalar um museu. Em 2012, a Autarquia adjudicou ao Arquiteto Murtoseiro Paulo Valente o projeto de reabilitação e adaptação do edifício e, nesse mesmo ano, lançou o concurso para a concretização da obra, que ficou concluída em 2014. Em 21 de fevereiro de 2015, depois da instalação dos conteúdos museológicos, abriu ao público a “COMUR-Museu Municipal”.
Neste museu podemos conhecer a história da fábrica e da comunidade onde ela se insere, vendo o desenvolvimento do processo conserveiro e as suas fases.
Aqui aprendemos como as características específicas da Murtosa e da Ria deram origem a esta unidade fabril, como trabalhavam os seus operários e qual o processo completo de produção de conservas desde a chegada do peixe até à expedição das conservas.
Este é um Museu inovador, multidisciplinar no qual convivem e dialogam a Murtosa, a Ria, o mar, o trabalho, a indústria, a publicidade e a gastronomia.
A investigação histórica, os estudos e levantamentos efetuados e a intervenção arquitetónica realizada pela Câmara Municipal da Murtosa, permitiram a salvaguarda de um edifício histórico que serve agora de guardião da memória e das histórias de todos aqueles que trabalharam na “Fábrica das Enguias”.
Com um investimento de cerca de 1,3 milhões de euros, o Município da Murtosa adquiriu, renovou e instalou um Museu de nova geração que se quer uma referência no panorama museológico nacional e regional. Dotado de uma museografia contemporânea, que alia design, conteúdos de qualidade e interatividade, este espaço distingue-se pela sua capacidade pedagógica de envolver os diversos públicos na história de uma fábrica, dos seus trabalhadores e, no fundo, de toda uma comunidade.
Rua José Maria Barbosa, nº 20 Murtosa
Segunda:
Encerrado
De terça a sexta:
14H00 - 18H00
Sábado e Domingo:
10H00 - 12H30
14H00 - 18H00